BRISA: O FILME

“BRISA” é o primeiro filme do projeto Cinema Possível realizado em HD e o 18º desde 2007. Contamos com a participação dos artistas: Artur Gomes, May Pasquetti e Jorge Ventura além de uma bela trilha sonora criada por Marko Andrade. Roteiro, direção e montagem de Jiddu Saldanha.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Mayara Pasquetti, Estrela do filme "Brisa", por onde anda?

Quando foi criado, em 2011, o filme Brisa contou com a dedicação da atriz May Pasquetti, filmamos tudo em 2010, e pegamos algumas imagens de arquivo, desta jovem, desde 2009. Foi um ano, envolvendo escritores in loco, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Rio de Janeiro. A aventura, para criar este magnífico filme, só foi possível graças ao amor, carinho e dedicação desta jovem que, hoje, faz uma promissora carreira como bioquímica e trabalha na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Hoje, com 27 anos, a canceriana Mayara Pasquetti tinha apenas 21 anos
quando aceitou o convite para um teste e assim, protagonizar o filme
"Brisa", um dos maiores sucessos do projeto Cinema Possível.

A trajetória desta jovem, no entanto, começa muitos anos antes quando o poeta Artur Gomes, a conheceu nas dependências do colégio Cenecista, em Bento Gonçalves, a bela adolescente de olhos azuis, no entanto, era uma estudante dedicada, apaixonada por poesia. Passou a circular pelo Congresso Brasileiro de Poesia, puxando sua geração para subir ao palco e declamar grandes poetas. Logo, May, como é carinhosamente conhecida entre seus amigos, tornou-se uma declamadora com forte energia no palco, atraindo o público não só pela sua beleza peculiar, mas, também, por sua irreverência e forma divertida de fazer da poesia um jogo de encontros que lhe valeu grandes oportunidades no mundo da literatura.
As filmagens de Brisa foram tão divertidas que, antes de lançar o filme, foram feitas diversos pequenos filmes e Making Off para que pudéssemos mostrar, aos poucos, todo o encantamento deste trabalho, um a um. Conforme a produção foi evoluindo, o diálogo ampliou-se em torno do projeto Cinema Possível, de tal vorma que, acabamos recebendo diversos convites para mostras não competitivas e, quando vimos, atingíramos uma média de 10 mil expectadores. Um feito, já que nossa produtora desconhecida, contava apenas com a paixão realizadora do elenco e pouquíssimos apoiadores.
Em 2010, quando tudo começou, May Pasquetti fez e passou no teste para um roteiro onde a personagem, "Brisa", deveria aparentar 16 anos de idade. Contracenar com diversos poetas e acompanhar, na feira do livro de Porto Alegre, em 2010, o escritor Airton Ortiz, num papo sobre literatura e livros. Uma cena em que a personagem "Brisa" compra livros enquanto ouve a explicação do escritor gaúcho, sobre autores e publicações do Rio Grande do Sul.  Quando decidi fazer este filme, Mayara Pasquetti era graduanda em Ciências Biológicas, hoje, com 27 anos é mestre em bioquímica e já está fazendo o doutorado, a própria instituição, responsável pela sua formação, é, também, hoje em dia, seu lugar de trabalho, a UFRGS.
A Canceriana Mayara Pasquetti nasceu no dia 17 de julho de 1989 na cidade de Bento Gonçalves, descendente de imigrantes italianos, fez toda sua formação escolar no colégio Cenecista São Roque, onde teve a oportunidade de ver os poetas declamadores que, durante o congresso de poesia, visitavam a cidade, sempre uma vez por ano. Foi aí que nasceu sua paixão pela poesia, pratica que passou a fazer parte de sua vida, como declamadora. Mais tarde, passou a integrar a equipe do Congresso Brasileiro de Poesia, no inicio como representação juvenil, hoje, compõe o corpo organizador do evento, como coordenadora de Marketing. Todo ano, viaja de Porto Alegre, cidade onde atualmente reside, para ajudar na organização de um dos mais importantes eventos literários do país, forma que a jovem escolheu para ajudar a cuidar de sua cidade natal.

"Brisa" - Estreio em maio de 2011 no Cine Mosquito 27 e foi o primeiro filme do projeto
Cinema Possível a ter maior repercussão.


Fotografando a atriz May Pasquetti, para produzir informações sobre o que seria 
o filme Brisa.


Com material excedente do filme, criamos este videoclipe com o poema de Renato
Gusmão e música de Vital Lima, com ótima interpretação da cantora Carla Maués.



Neste vídeo, explico alguns caminhos percorridos para chegar ao resultado do filme
"Brisa"...




Um encontro marcante com Artur Gomes e Jorge Ventura, poetas cuja obra atravessa
a sensibilidade de May Pasquetti.


Jiddu Saldanha - Professor de Teatro, Cineasta e Blogueiro.